Os passos chegam tímidos, mesmo com o ambiente conhecido - afinal, foram mais de seis meses longe da escola -, e encontram um tapete encharcado de uma solução desinfetante. Um funcionário mede a temperatura com um termômetro e orienta higienizar as mãos com álcool em gel. Em algumas unidades, até as mochilas são limpas com o produto. O protocolo de retomada nas escolas privadas de Fortaleza é semelhante, mas, nesta quinta (1º), foi ampliado para mais quatro séries além do Ensino Infantil, reaberto desde setembro.

Com a autorização do Governo do Estado, o 1º, o 2º e o 9º ano do Ensino Fundamental, e a 3ª série do Ensino Médio podem ocupar até 35% da capacidade das salas de aula. Na rede pública, parte dos municípios - incluindo Fortaleza e outros oito da Região Metropolitana - já informou que as aulas presenciais só ocorrerão em 2021. Nas particulares, 150 unidades voltaram com essas séries na Capital, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) - 120 pela primeira vez desde março.

Equipamentos

Dentro das salas, além de dispensadores de álcool em gel e cartazes com os protocolos de etiqueta sanitária, a principal novidade é a condução das aulas. De máscara e face shield, os professores explicam o conteúdo para quem está presente e quem está em casa, por transmissão através de um tablet instalado no meio do cômodo. Do lado de fora, áreas comuns como cantinas e parques seguem interditados.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Nícolas Paulino

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Fabiane de Paula