Com a campanha Novembro Azul, acende-se o alerta para para doenças associadas ao homem. Dentre elas, o câncer de próstata. No Ceará, a média de óbitos entre janeiro e setembro deste ano ficou em 53. A maior soma, entre os meses, foi registrada em maio: 86 mortes pela doença. O número supera o de igual mês em 2019, quando 56 óbitos ocorreram devido à patologia. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), repassados nesta sexta-feira (30).

Segundo o urologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - Ceará (SBU), Eduardo de Paula Miranda, a média é estável se comparada aos anos anteriores. “O câncer de próstata é o que mais incide nos homens e tem uma mortalidade relativamente baixa. Contudo, se comparado aos outros tipos de câncer, ele é um dos que mais mata”, afirma.

Prevenção

De acordo com o urologista, existe um tipo de prevenção primária para o câncer de próstata, “que significa deixar de ter a doença”. “Um mau estilo de vida, uma má qualidade de saúde, obesidade, tabagismo e outras condições inflamatórias sistêmicas estão associadas à cânceres em geral e também ao de próstata”, expõe.

Novembro Azul

Durante a campanha relacionada à importância da atenção à saúde masculina, o urologista Eduardo Miranda ressalta que ainda é necessário quebrar tabus em relação ao assunto. “Ainda tem homem que acha que ir ao médico é frescura, besteira, coisa de mulher, e isso precisa mudar. A mudança contribui para a qualidade de vida e longevidade do sujeito”.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Kid Junior