Nas praias de Fortaleza, a maioria dos detritos de tamanho pequeno, indicadores das atividades de lazer, são cotonetes, palitos de pirulito e pontas de cigarros, como detalha pesquisa cearense publicada em revista internacional. Os materiais se concentram no Rio Cocó, no Riacho Maceió, na Praia do Futuro e seguem como destino final à Praia Mansa.

As informações foram produzidas no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e publicadas em revista internacional pela editora Elsevier. O objetivo foi classificar o lixo das praias da cidade e entender sua origem, como explica o professor e pesquisador do Labomar, Rivelino Cavalcante. “Foi o primeiro estudo que tentou alinhar a tipologia do plástico à sua fonte, bem como a modelagem de que local da cidade vinha esse tipo de plástico e qual era o destino dele”, destaca.

Ações de limpeza

Em nota, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informou que a limpeza da orla da cidade é realizada a partir de serviços executados pela Ecofor Ambiental e por equipes das Regionais em ações diárias. Entre os serviços, são feitas limpezas no calçadão, ruas, canteiros centrais, recolhimento de cocos na faixa de areia e de resíduos. A população pode denunciar o descarte irregular de lixo pelo Canal 156.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Natinho Rodrigues