Mais de 8 mil bares e restaurantes foram fechados no Ceará em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) no Ceará, a estimativa representaria 40% de todos os negócios do segmento no Estado. 

De acordo com o diretor-executivo da Abrasel, Taiene Righetto, foram analisados os registros dos cerca de 20 mil bares e restaurantes cearenses junto à Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O levantamento considerou dados referentes ao início de dezembro do ano passado. 

Mais fechamentos 

E a perspectiva, segundo Righetto, é que o número de restaurantes fechados aumente no começo de 2021. A previsão é que, sem o pagamento do auxílio emergencial – encerrado em dezembro de 2020 – e as medidas de suporte às empresas, como suspensão e redução de jornadas de trabalho, o número de fechamentos chegue ao patamar de 50% no começo de fevereiro.

Empregos

Ao todo, o fechamento dos mais de 8 mil bares e restaurantes representou, de acordo com o levantamento da Abrasel, o encerramento de mais de 30 mil postos de trabalho em todo o Estado

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Samuel Quintela

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Reprodução