Desta sexta-feira (12) até a próxima quarta-feira (17), não é permitido o tráfego intermunicipal no Ceará sem justificativa plausível. O decreto do Governo é para impedir o tradicional fluxo do período do Carnaval - cancelado devido à pandemia de Covid-19. Fiscalizam a circulação de pessoas e veículos a Polícia Militar (PM-CE), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e órgãos de segurança de Fortaleza.

O patrulhamento vai estar distribuído em pontos estratégicos nas estradas e na Capital, de forma volante e fixa, e vai dar suporte aos municípios que tiverem barreiras sanitárias, como Aracati, Paracuru e Jijoca de Jericoacoara. Além disso, embora o transporte metropolitano não esteja proibido, policiais militares vão circular por cidades como Caucaia, Maracanaú, Eusébio e Aquiraz para coibir o fluxo desnecessário de pessoas.

Com foco nas praias, o Detran-CE vai atuar com o efetivo de 230 agentes de trânsito distribuídos em 80 viaturas e 15 carros-reboque.

Proibições

Além das viagens intermunicipais, há uma série de regras para impedir aglomerações no período. Até quarta-feira (17), estão proibidas festas ou outros eventos comemorativos, em ambiente aberto ou fechado, público ou privado, e suspensas atividades de parques aquáticos, mesmo em barracas de praia,que só podem funcionar até as 15 horas.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Luana Severo

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Thiago Gadelha