A média diária de usuários de ônibus neste segundo lockdown em Fortaleza é 126% maior que o registrado durante o primeiro isolamento social rígido, em maio de 2020. Enquanto cerca de 340 mil passageiros usam os coletivos diariamente desde 5 de março deste ano, no ano passado o sistema de transporte coletivo chegou a registrar 150 mil passageiros em um dia ― menor número registrado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) desde o início da pandemia da Covid-19.

Por outro lado, a empresa não detalhou a queda de demanda de acordo com os sete terminais de ônibus. “De forma geral, todas as linhas sofreram redução de demanda e, consequentemente, todos os terminais têm uma movimentação menor do que a que se observava antes da pandemia”, destacou o órgão em nota.

Neste lockdown, conforme decreto estadual, o setor de indústrias, construção civil e call center, por exemplo, estão autorizados a funcionar. A permissão também influencia na demanda do transporte público municipal.

“A Prefeitura garantiu o reforço de 200 ônibus extras nos horários de pico nas linhas de maior demanda, desde fevereiro. Todos os ônibus foram incluídos na programação diária das linhas. Além dos ônibus nos terminais, as linhas alimentadoras também estão diariamente sendo monitoradas, com veículos extras à disposição e redimensionamento da frota de acordo com a demanda”, garante a Etufor.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Ítalo Cosme

Fonte: Jornal Opovo

Foto: Júlio Caesar