A maioria dos deputados cearenses foi contrária ao projeto que classifica a educação como serviço essencial e proíbe suspensão de aulas presenciais na pandemia.

Dos 22 parlamentares do Estado, 17 participaram da votação do projeto de lei que prevê a reabertura de escolas e faculdades - 11 foram contrários ao projeto, enquanto seis votaram a favor. 

A proposta proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo.

Em discurso durante a sessão, o deputado Idilvan Alencar (PDT) pediu a retirada de pauta do projeto e afirmou que é uma proposta "que obriga o retorno imediato das aulas". "Cada deputado vai prestar contas com os professores de seus municípios", afirmou. 

Eduardo Bismarck (PDT) também criticou a aprovação da proposta. Segundo ele, a matéria desvirtua o termo essencial, porque "obriga uma retomada de aulas de forma açodada, ainda mais no âmbito da educação pública".

O deputado José Guimarães (PT) reforçou que, "em plena pandemia, não podemos colocar a saúde desses públicos em risco". O parlamentar também chamou a medida de retrocesso. 

O petista José Airton Cirilo concordou e disse que não há como ter um retorno das aulas presenciais "sem as condições de segurança e sem vacina".

CONFIRA O VOTO DOS CEARENSES:  

A favor do projeto

. AJ Albuquerque (PP)

. Capitão Wagner (Pros)

. Danilo Forte (PSDB)

. Dr. Jaziel (PL)

. Genecias Noronha (Solidariedade)

. Heitor Freire (PSL)

Contra o projeto

. André Figueiredo (PDT)

. Aníbal Gomes (DEM)

. Célio Studart (PV)

. Eduardo Bismarck (PDT)

. Idilvan Alencar (PDT)

. José Airton Félix (PT)

. José Guimarães (PT)

. Leônidas Cristino (PDT)

. Odorico Monteiro (PSB)

. Pedro Augusto Bezerra (PTB)

. Robério Monteiro (PDT)


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Luana Barros

Fonte: Diário do Nordeste 

Foto: Câmara dos Deputados