Se você vai comprar um aparelho, veja como saber se ele está autorizado pela agência

Existem pessoas que já sabem que um TV box é pirata no momento em que compram. Porém, há aqueles que não desconfiam que esses aparelhos precisam ser homologados pela Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) para serem vendidos.

Recentemente, a agência reguladora iniciou mais uma operação para combater a pirataria em dispositivos que roubam sinal de canais da TV a cabo e de streaming – conhecido popularmente como “gatonet”. Dessa vez, a Anatel começou a desativar aparelhos ilegais remotamente.

Além de a pirataria ser crime, os aparelhos que não passam pela homologação da Anatel correm o risco de serem alvos de ataques cibernéticos. Isso porque ao conectar o dispositivo na mesma rede de internet que seu celular ou PC, seus dados pessoais e senhas de banco ficam vulneráveis a hackers.

Quais aparelhos de TV box serão bloqueados?

A lista de aparelhos TV box bloqueados pela Anatel não foi divulgada. Porém, estima-se que existam até 7 milhões de aparelhos ilegais ativos no Brasil. Ou seja, eles não foram homologados, chegaram ao mercado sem qualquer certificação, e, portanto, não passam por testes de qualidade e segurança.

Como saber se meu aparelho é homologado pela Anatel

Para saber se uma TV Box é homologada pela Anatel, verifique se há um selo da agência em algum local do aparelho. Geralmente, estará localizado na parte de trás ou de baixo.

Uma segunda maneira é pesquisar o número de registro na plataforma Mosaico, criada pela Anatel. Veja abaixo como buscar se seu TV é homologado.

Tempo necessário: 2 minutos.

1- Antes de fazer a busca, procure pelo número de registro que estará no selo do aparelho.

2- Acesse a plataforma Mosaico.


3- Insira o número do registro no campo “N° de homologação/Certificado (legado)”.


Depois, pressione em filtrar.

4- O resultado aparecerá logo abaixo do campo de pesquisa.


Como comprar um dispositivo legalizado

Novos aparelhos são produzidos e homologados todos os anos, enquanto outros perdem a licença. Por isso, como a lista de TV box homologado pela Anatel varia, a melhor forma de comprar um dispositivo legalizado é optar por grandes marcas, como Google, Amazon, Apple, Xiaomi, Roku e Intelbras.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Layse Ventura

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução