Segundo pesquisa do Mercado Pago, itens para casa, móveis e decoração e alimentos e bebidas devem ser os mais procurados no período

Criado em 2014 e celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor conquistou espaço entre as principais datas do varejo brasileiro. Segundo uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, para alavancar as vendas na data, os comerciantes apostam em ações promocionais – destaque para ofertas de pacotes de produtos com valores mais baixos e para descontos progressivos, ambos com 23% de intenção.

“Os vendedores, cada vez mais, investem nessa data para impulsionar as vendas e potencializar os negócios. Tanto que 70% dos empreendedores que responderam a pesquisa disseram estar preparando alguma ação para a data”, afirma Daniel Davanço, country head de Pagamentos para empresas do Mercado Pago.

Já os consumidores estão de olho em itens de casa, móveis e decoração, com 55% da intenção de compra. Alimentos e bebidas (43%), eletrodomésticos, celulares e telefonia (41%) e eletroeletrônicos, áudio e vídeo (38%) vem na sequência

Compras parceladas

Para aproveitar as promoções, os consumidores vão parcelar as compras. Entre os meios de pagamento que mais devem ser utilizados estão o cartão de crédito (55%), seguido pelo Pix (34%) e pelo débito (8%).

“A maioria dos consumidores está se preparando para a data e pretende parcelar as suas compras. Vale lembrar que em pesquisas anteriores identificamos que os brasileiros também estão tomando cuidado para não se atrapalhar com parcelas a perder de vista”, destaca Ignácio Estivariz, head de banco digital do Mercado Pago.

A pesquisa foi realizada com 9.879 pequenas e médias empresas entre os dias 24 de janeiro a 06 de fevereiro de 2023.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Mercado & Consumo

Foto: Reprodução