O Olhar Digital preparou um passo a passo de como verificar prescrições médicas e consultar resultados de exames no Conecte SUS.

O Conecte SUS cidadão trouxe, desde o seu lançamento, muitos benefícios no processo de cuidar e utilizar os serviços de saúde disponíveis gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Assim, consultar o resultado de exames e a prescrição de medicamentos estão entre as muitas funções que otimizaram e reduziram quase pela metade o tempo de espera.

O Olhar digital traz um passo a passo de como consultar os resultados de exames e prescrições médicas direto pelo aplicativo.

O que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS é uma plataforma desenvolvida com o intuito de simplificar e facilitar o acesso às informações de saúde dos cidadãos.

A saber, a ideia do aplicativo foi Instituída pela Portaria GM n.º1.434, de 28 de maio de 2020, do Ministério da Saúde, ele tem como objetivos:

- Estabelecer a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS);

- Facilitar o acesso às informações de saúde para todos os cidadãos, unidades de saúde, profissionais e gestores da área por meio de uma plataforma para dispositivos móveis e serviços digitais fornecidos pelo Ministério da Saúde;

- Agilizar e apoiar a informatização de saúde para todos os cidadãos;

Consultando resultados de exames e remédios

O aplicativo possibilita o acesso de forma prática aos resultados de exames e informações sobre medicamentos prescritos pelos médicos do SUS, deixando autorizado ao usuário o acompanhamento de tratamentos e o estado de saúde de forma mais rápida. Confira o passo a passo:

Faça o download e abra o aplicativo

Primeiro realize o download direto da loja de aplicativos do seu smartphone. Vale ressaltar que o Conecte SUS está disponível tanto para Android quanto no IOS.


Acesse as informações

Para acessar as funções e dados do seu cadastro, faça o login com sua conta Gov.br.


É importante frisar, que ao clicar em ‘Entrar com o Gov.br. Em seguida, o sistema irá direcionar para a página do governo onde solicitará primeiramente o CPF do usuário, e após clicar em continuar aparecerá um campo pedindo a inserção da senha.

Aceite os termos e comece a utilizar a ferramenta


Ao entrar pela primeira vez dentro do Conecte SUS, o usuário receberá instantaneamente uma mensagem com algumas orientações. Em seguida, o usuário deve aceitar os termos para poder começar a usar o aplicativo.

Selecione a função necessária


Agora que já fez as primeiras configurações no Conecte SUS, basta selecionar a opção que melhor se encaixar na questão que precisa resolver em relação ao SUS, como agendar um exame ou consultar um resultado.

Esqueci a senha do Gov.br, e agora?

Para restaurar a utilização do Conecte SUS, ou começar a usar é bem simples. Basta que o usuário clique na opção ‘Esqueci minha senha’. Em seguida, o usuário será direcionado para a página externa do `GOV.br’ onde poderá fazer o processo de restauração de senha e criar uma nova.

Como resultado, o usuário terá uma nova senha para utilizar o sistema do Conecte SUS. Que em seguida, deve abrir novamente o aplicativo e inserir o CPF e a nova senha para ter o acesso ao conteúdo do Conecte SUS.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Lucas Gabriel Machado Henriques

Editado por Bruno Ignacio de Lima 

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução