PFAS são capazes de existir na natureza e nos corpos por anos, e estão presentes em diversos produtos do nosso cotidiano
Algumas regiões dos Estados Unidos estão banindo produtos químicos de consumo para sempre, enquanto certas empresas prometem eliminar gradualmente o uso dos compostos. Essas substâncias estão presentes em diversos produtos do cotidiano da população mundial, em embalagens e outros itens de manuseio de alimentos.
As substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) — os “químicos para sempre” —, são destacáveis por sua capacidade de existir na natureza e nos corpos por anos. Elas são facilmente encontradas em produtos antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas.
Segundo a FDA (Food and Drug Administration, a Anvisa dos EUA), alguns PFAS estão associados a efeitos graves para a saúde, como infertilidade, pressão arterial alta e alguns tipos de câncer. “Para o consumidor médio, não há como evitá-lo”, afirma Graham Peaslee, professor de física da Universidade de Notre Dame. “Mas, você pode fazer algumas coisas inteligentes.”
O The Washigton Post, junto a especialistas em PFAS, criaram lista de recomendações para minimizar a exposição dos alimentos. Entre os destaques citados, estão:
- Reduzir o consumo de fast food (e embalagens gordurosas). As caixas de hambúrgueres, batatas fritas e saladas de redes geralmente contém PFAS resistentes ao óleo;
- Evitar pipocas de micro-ondas e misturas para bolo. Substituir alimentos embalados para frescos que não passam tanto tempo na prateleira pode reduzir o risco de exposição;
- Não utilizar panelas antiaderentes, que, por sua vez, são frequentemente revestidos em material com PFAS;
- Guardar sobras em recipientes de vidro e ingerir água filtrada ou engarrafada. “Afaste-se dos plásticos sempre que possível”, disse Luppi, um dos especialistas. “Essa será uma coisa relativamente fácil e econômica de se fazer.”
Os especialistas também recomendam investigar a origem dos frutos-do-mar antes do consumo. “Os dados sobre PFAS em frutos-do-mar ainda são muito limitados”, disse a FDA em relatório sobre PFAS em alimentos. “No entanto, nossos testes indicam que os frutos-do-mar podem estar em maior risco de contaminação ambiental por PFAS em comparação com outros tipos de alimentos.”
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Por Alisson Santos
Editado por Rodrigo Mozelli
Com informações de The Washington Post
Fonte: Portal | Olhar Digital
Foto: Reprodução