Zeus, Dom e Kiara ganharam certificado e Bandana personalizada como forma de agradecimento

Assim como os humanos, pets também podem doar sangue ajudando a salvar a vida de outro animal. Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nessa quarta-feira (14/06), a Clínica Veterinária de Fortaleza - Jacó realizou uma ação de homenagem e agradecimento aos pets doadores de sangue. Na ocasião, os pets e seus tutores receberam um certificado de reconhecimento pela solidariedade prestada aos animais da capital por meio da doação de sangue. Além disso, cães doadores ganharam uma bandana personalizada.

O labrador Zeus, de 2 anos, doou sangue duas vezes e sua tutora, Glória Maria, conta orgulhosa sobre a experiência. "Eu não sabia que cães podiam doar sangue até que vi uma publicação de uma moça que estava precisando de doação para seu pet, então levei o Zeus pra salvar a vida desse outro cachorro. Desde então, ele vem doando sangue na Clínica Jacó", explica.

Assim como Zeus, os pit bulls Kiara, de 3 anos, e Dom, de 2 anos, já ajudaram a salvar a vida de outros pets por meio da doação de sangue na Clínica Jacó. Segundo Daiane Jerônimo, tutora dos cães, há dois anos ela precisou de doação de sangue para seu outro cachorro, mas não conseguiu encontrar bolsas disponíveis na época e o animal veio a óbito. Assim, ficou motivada a levar seus outros pets para doar sangue quando fosse possível. "Quando meu pet precisou de sangue, foi muito difícil e, por isso, hoje eu incentivo outras pessoas a levarem seus cães para serem doadores. Hoje, meus cães não precisam, mas nunca sabemos o dia de amanhã. Por isso, precisamos pensar no próximo", comenta.


De acordo com Marcel Girão, secretário de Proteção e Bem-estar Animal de Fortaleza, a homenagem organizada foi uma forma de celebrar a atitude solidária dos tutores que trazem seus animais para serem doadores de sangue. "Esperamos que esse reconhecimento simbólico possa ajudar a alcançar outros tutores que têm pets que podem doar sangue. Todos os dias recebemos pacientes com indicação para transfusão sanguínea e ter bolsas no estoque faz toda a diferença para salvar a vida desses animais", ressalta.

Tutores com dois cães da raça pit bull seguram certificados de doação de sangue


Daiane Jerônimo, tutora de Dom e Kiara, incentiva outros tutores a levarem seus pets para doar sangue


Transfusões de sangue são necessárias em diferentes situações, incluindo quadros graves de anemia decorrentes de doenças infecciosas, como erliquiose ("doença do carrapato") e leishimaniose (calazar), casos de atropelamentos que resultam em hemorragias e casos oncológicos, pois alguns pacientes com tumores de câncer em estágio avançado sofrem grave perda sangue durante a cirurgia, havendo necessidade de transfusão imediata. "Em muitas dessas situações, ter uma bolsa de sangue em estoque faz a diferença pois nos casos emergenciais não há tempo para tentar conseguir um doador", reitera Amanda Castelo, coordenadora da Clínica Jacó e veterinária.

Triagem permanente

Uma bolsa de sangue coletada pode ajudar a salvar a vida de até três animais, dependendo do porte. A Clinica Jacó, gerenciada pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal (Coepa), realiza triagem permanente para doação de sangue de cães e gatos pelo WhatsApp. Se o pet preencher os requisitos para ser doador, ocorre o agendamento para a doação. No dia e horário marcados, o pet realiza exames de triagem que garantem um check-up completo a fim de possibilitar uma doação segura para o doador e o receptor.

Critérios de doação de sangue para cães e gatos

Cães | Idade: 1 a 7 anos

Peso: a partir de 25 kg

Vacinação e vermifugação em dia

Teste negativo de leishmaniose (calazar) e Erliquiose (“doença do carrapato”)

Sem carrapatos, pulgas ou piolhos

Ter temperamento dócil

Gatos

Idade: 1 a 7 anos

Peso: A partir de 5 kg

Vacinação e vermifugação em dia

Teste negativo de FIV/FELV

Sem carrapatos, pulgas ou piolhos

Ter temperamento dócil

Serviço

Triagem para doação de sangue de pets na Clínica Jacó

Contato: (85) 9 9108.3370

Obs.: a data e o horário agendados para a doação serão informados de forma individual para o responsável pelo pet

Obs: Doação de sangue pet clínica Jacó transfusão sangue pet pet doador sangue.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Prefeitura de Fortaleza

Foto: Reprodução/Tainá Cavalcante