O Departamento de Educação do Reino Unido avaliou 365 empregos, comparando as funções deles com os aplicativos de IA mais comuns
De um lado, entusiastas das potencialidades que a inteligência artificial traz para a sociedade. Do outro, alertas sobre os riscos que acompanham a tecnologia, sendo um deles a possibilidade de profissões simplesmente sumirem. Um relatório apontou quais funções podem acabar sendo completamente substituídas pela IA num futuro não tão distante.
A lista foi divulgada pelo Departamento de Educação do Reino Unido. A agência governamental disse que usou uma metodologia que avaliou 365 empregos diferentes e suas respectivas características ocupacionais e de trabalhadores, comparando essas funções com as exercidas pelos dez aplicativos de IA mais comuns.
As ocupações com maiores riscos foram aquelas associadas a mais trabalho administrativo e em funções de finanças, direito e gestão de negócios. Profissionais que trabalham como gerentes e diretores de compras foram também têm grande probabilidade de perder seu emprego, assim como economistas e estatísticos.
Analistas de finanças e investimentos, profissionais jurídicos e até mesmo os diversos cargos considerados “profissionais de negócios e associados relacionados” também fazem parte da lista.
O Departamento de Educação do Reino Unido especificou que analisou modelos de IA generativa como o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, do Google. Ainda de acordo com a agência, as profissões com menor risco de desaparecimento são aquelas compostas de trabalho manual tecnicamente difícil, em ambientes imprevisíveis e com salários mais baixos. O relatório citou, por exemplo, faxineiros, pintores e decoradores, jardineiros e paisagistas, além de trabalhadores da construção e manutenção de estradas.
Lista das profissões mais ameaçadas pela IA
1. Consultores de Gestão e Analistas de Negócios
2. Gerentes e diretores financeiros
3. Contadores
4. Psicólogos
5. Gerentes e diretores de compras
6. Economistas e estatísticos
7. Profissionais de gerenciamento de projetos financeiros e de negócios
8. Analistas e consultores financeiros e de investimento
9. Profissionais da área jurídica
10. Profissionais associados de negócios
11. Controladores de crédito
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Por Alessandro Di Lorenzo e Bruno Capozzi
Fonte: Portal | Olhar Digital
Foto: Reprodução