O álbum "Dark Side of the Moon" não revolucionou apenas a música como também o campo do designer de capas de discos. Isso porque a representação da luz que entra no prisma e sai na forma de arco-íris se tornou icônica e até se bobear mais famosa do que o próprio conteúdo musical da obra.

Em um curioso vídeo do canal Como É Bom Ser Nerd, é explicado que, apesar de muito famosa e representativa, a arte do "Dark Side" apresenta dois erros científicos, mas que em nada tornam o trabalho menos grandioso.


Essa é uma das capas mais clássicas da história da música. Ela está errada! Ela representa o fenômeno da dispersão, que é a separação da luz branca nas suas cores. o segredo é a forma com que cada cor viaja dentro do prisma. Antes de entrar, elas viajam juntas, no mesmo raio de luz branca.

Ao penetrar no prisma, cada cor viaja com sua própria velocidade, por um caminho diferente e se separam. Ao sair do prisma, a separação fica ainda mais acentuada. Lá dentro do prisma, as cores já estão separadas. Esse é o primeiro erro da capa, que não mostra essa separação. O outro erro é que as cores não se separam em faixas bem definidas e sim fazem uma transição suave. Começando pelo vermelho até o violeta".


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gustavo Maiato

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto: Reprodução