✔ Bob Dylan exerce sobre os compositores uma influência comparada à que as melodias dos Beatles tem sobre a música pop. No progressivo e no punk, no folk e no metal, de Green Day a Lou Reed passando por U2 e Led Zeppelin, é difícil encontrar quem não ponha no pedestal a obra do trovador americano.
A influência de Dylan se estende aos mais diversos gêneros musicais, até mesmo ao heavy metal — afinal de contas, foi de uma de suas letras que o Judas Priest tirou seu nome. Como se não bastasse, ele foi um dos heróis de Geezer Butler, o principal letrista da banda que criou o metal, o Black Sabbath.
À Spin em 2023, Butler contou que o hino de protesto de Dylan "With God on Our Side" o inspirou a compor "War Pigs".
"Se alguma vez uma música resumiu uma era, foi a faixa-título deste álbum ['The Times They Are A-Changin''], que falou por toda uma nova geração. Sem guitarras elétricas, baixo ou bateria — apenas um homem com um violão e as letras mais incríveis, que capturaram perfeitamente aquela era pós-guerra. 'With God on Our Side' ainda é, para mim, a melhor música anti-guerra já escrita, e me inspirou a escrever a letra de 'War Pigs', do Sabbath."
"War Pigs" é a faixa de abertura do mais clássico álbum do Black Sabbath, "Paranoid" (1970). Em entrevista para a Metal Edge, o baixista confessou o considerar o melhor disco deles.
"É um álbum completo, sem nada forçado, e a química entre nós fluía naturalmente. Lembro da gente se reunindo para gravar o disco, e literalmente escrevemos tudo ali na hora. Cada uma das músicas veio naturalmente e com muita intensidade. Cada vez que íamos ensaiar, saíamos com uma música completa. Acho que por isso esse disco é especial, porque as coisas aconteceram naturalmente. Foi o álbum mais orgânico que o Sabbath fez em qualquer época, foi completamente natural, como deve ser."
Embalado por hits como "War Pigs", "Iron Man" e a faixa-título, "Paranoid" trouxe fama a Ozzy Osbourne e companhia. O disco chegou ao topo das paradas no Reino Unido e nos Estados Unidos ultrapassou a marco dos 4 milhões de cópias vendidas.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Por André Garcia
Fonte: Portal | Revista Whiplash
Foto: Reprodução