O show do Van Halen no Rio de Janeiro ocorreu no ano de 1983 e foi no Maracanãzinho, local para apresentações musicais de aproximadamente 23 mil metros quadrados no Rio de Janeiro. O problema é que a produção confundiu e trouxe equipamento de som que serviria para o Maracanã, estádio localizado ao lado com 186 mil metros quadrados. Ou seja, oito vezes maior.
O radialista Luiz Antonio Mello, da rádio Fluminense, participou de entrevista ao Corredor 5 e contou mais sobre como foi essa história. Ele disse que conheceu pessoalmente o "simpático" Eddie Van Halen.
"Fui conhecer o Eddie. Conheci o empresário americano. O Eddie era simpático para cacete. Uma simpatia! Apaixonado por música, esse era o negócio dele. Rolou o show no Maracanãzinho, com excesso de volume. Nos primeiros minutos, dezoito pessoas desmaiaram com tímpano furado na primeira fila. Eles trocaram o equipamento e colocaram o equipamento que seria do Maracanã no Maracanãzinho. Deu uma porrada que quebrou vidro do outro lado da rua. Eles não diminuíram o som não".
O show do Van Halen no Rio de Janeiro
O colaborador Doctor Robert contou um pouco sobre como foi essa única passagem do Van Halen pelo Brasil. Em 1983, a banda Van Halen realizou seus únicos shows no Brasil, em uma época em que shows internacionais eram raros no país. Embora estivessem promovendo um álbum considerado fraco, "Diver Down", a popularidade do grupo era enorme. A banda, composta por Eddie e Alex Van Halen, Michael Anthony e David Lee Roth, fez 9 shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, com ingressos muito disputados.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Por Gustavo Maiato
Fonte: Portal | Revista Whiplash
Foto: Reprodução