A segunda rodada do levantamento no segundo turno, encomendado pela TV Verdes Mares, ouviu 900 eleitores de Fortaleza entre domingo (20) e terça-feira (22)
A segunda pesquisa Quaest do segundo turno em Fortaleza, divulgada nesta quarta-feira (23), mostra o que os eleitores esperam que seja a primeira medida do prefeito eleito neste ano. Com ampla margem de vantagem, “garantir remédios nos postos de saúde” é a prioridade apontada com mais frequência.
Entre o eleitorado da Capital, 42% dizem ser essa a primeira medida esperada pelo novo gestor já em janeiro do próximo ano. Em seguida, aparece “acabar com a taxa do lixo”, apontada por 22%.
“Ampliar as vagas nas creches” e “contratar mais guardas municipais”, ambas com 12%, surgem em seguida. “Reduzir o número de secretarias municipais” foi uma ação lembrada por 5% dos eleitores como prioritária. Outras ações totalizam 4%. Não sabem ou não responderam somam 3%.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.
O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 900 pessoas. A pesquisa foi realizada entre domingo (20) e terça-feira (22), com eleitores com 16 anos ou mais na cidade de Fortaleza. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.
2ª RODADA QUAEST FORTALEZA NO 2º TURNO — Qual você espera que seja a primeira medida do prefeito eleito no começo da nova gestão em janeiro do ano que bem?
- Garantir remédios nos postos de saúde: 42%
- Acabar com a taxa do lixo: 22%
- Ampliar as vagas nas creches: 12%
- Contratar mais guardas municipais: 12%
- Reduzir o número de secretarias municipais: 5%
- Outros: 4%
- NS/NR: 3%
A pesquisa, contratada pela TV Verdes Mares, foi realizada pelo instituto Quaest e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo CE- 04417/2024. Os 900 eleitores foram ouvidos de forma presencial em bairros da capital cearense.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Por Igor Cavalcante
Fonte: Portal | Diário do Nordeste
Foto/Imagem: Reprodução | Roberto Sorin/Unsplash (1); Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza (2); Helene Santos/SVM (3)